Share |

“Esfrega nas caloiras”: Bloco condena declarações de Ribau Esteves

O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro apelou à participação nas festas académicas para dar uma grande esfrega nas caloiras. As declarações foram publicadas há dias em vídeo pela Associação Académica da Universidade de Aveiro (UA). Há algumas semanas, Ribau Esteves já tinha afirmado na receção aos novos alunos que “o encanto primeiro da academia são as nossas caloiras”.

O Bloco de Esquerda condena as declarações de Ribau Esteves e entende que é necessário um pedido público de desculpas por parte do autarca. O Presidente da Câmara assumiu-se como porta-estandarte de uma cultura machista, misógina e atávica.

O espaço público e social, assim como toda a vivência, devem ser espaços seguros para mulheres e homens. É essencial uma cultura pública que valorize o espaço de cada pessoa, que garanta que a vontade de cada um e cada uma é respeitada e que ninguém seja um troféu de caça. As declarações de Ribau Esteves são indefensáveis e colocam estes valores essenciais em causa. As declarações são o reflexo de uma cultura tóxica que coloca as mulheres em risco.