Share |

Bloco defende criação de serviço público de ação social

 

Uma das questões que tem sido mais colocada aos candidatos do Bloco é a resposta à crise. O Bloco considera que apenas pode existir uma saída com a criação de emprego e com a universalidade e gratuitidade dos serviços públicos, como a saúde e educação. O Bloco considera ainda que estes tempos exigem uma resposta imediata para quem sofre no momento as consequências das escolhas económicas dos partidos da troika e essa resposta passa pela constituição em Aveiro de um serviço público de ação social.

O executivo PSD/CDS-PP liderado por Élio Maia não disponibiliza qualquer verba para ação social própria da autarquia. A autarquia limita-se ao assistencialismo miserabilista. A situação atual, em que não há qualquer dotação orçamental para a ação social da autarquia, funciona como um garrote à urgência da situação. A constituição de um serviço público permitiria a resposta concreta aos problemas concretos da população.

O Bloco valoriza o importante trabalho das instituições particulares aveirenses de apoio social, defendendo o apoio municipal às mesmas. O BE considera ainda necessária e imperiosa a constituição de um serviço público de apoio social. A crise social resultante do programa da troika necessita de uma resposta determinada, solidária e duradoura por parte da autarquia. O Bloco defende ainda a integração em rede, de proximidade e descentralizada, das instituições sociais do município e dos serviços públicos com o objectivo de obter um diagnóstico eficaz e de ter capacidade de intervenção nos casos concretos.

O Bloco defende a criação de um banco social de medicamentos para as situações de dificuldade de acesso, nomeadamente dos pensionistas com menores rendimentos e desempregados sem apoio social. Defende ainda a intervenção urgente da autarquia nas situações das centenas de famílias que em Aveiro vivem sem água e electricidade. É ainda essencial que a autarquia responda aos casos de crianças detectadas com fome nas escolas e aos casos de carência alimentar das famílias.