Proposta do Bloco sobre transportes públicos: PSD e CDS votam contra, PS abstém-se

Na última reunião da Assembleia Municipal foi discutida e votada a proposta do Bloco com medidas urgentes para repor a oferta dos transportes públicos em Aveiro. A proposta foi rejeitada com os votos contra de PSD e CDS-PP e com a abstenção do PS, partidos que não apresentaram qualquer proposta.

A proposta propunha  "repor todas as carreiras, linhas, horários e paragens existentes antes de 1 de janeiro de 2017". Pretendia ainda "anular o aumento de preços nos bilhetes e passes" e, por fim, "colocar em todas as paragens os horários atualizados, procedendo também à devida identificação de todas as paragens do município".

A proposta de recomendação criticava a concessão privados da MoveAveiro e dava conta que "a 1 de janeiro, o número de carreiras e de horários foi drasticamente reduzido. O percurso de várias linhas foi unificado, resultando em percursos mais demorados. Estas situações levaram a autocarros completamente cheios e a várias pessoas a abandonarem o uso dos transportes públicos. A situação é caricata havendo mesmo vários relatos de os autocarros não pararem nas últimas paragens por estarem demasiado cheios, deixando muitas pessoas nas paragens sem qualquer alternativa".

Os preços aumentaram, nomeadamente com a criação de zonas e, de forma generalizada, o bilhete único aumentou. Na linha 2 (de Cacia) o passe aumentou de 27 para 38 euros.

O número de paragens foi também reduzido, nomeadamente na Avenida 25 de Abril (zona das escolas José Estevão e Mário Sacramento). Assim, os estudantes passaram a ter que descer na Sé e fazer o resto do percurso a pé, reduzindo a qualidade do serviço e a segurança do percurso dos alunos.

A proposta pode ser consultada em: http://aveiro.bloco.org/sites/default/files/amaveiro_-_medidas_urgentes_transportes_publicos.pdf