Share |

Cães abandonados em São Bernardo mostram fracasso das políticas da autarquia

Quatro cães abandonados na zona de São Bernardo têm atacado animais. Há registos de um cidadão a que mataram 3 das 5 ovelhas e de ataques a gansos e galinhas. De acordo com moradores que contactaram a Junta de Freguesia, a resposta que obtiveram foi que "não há espaço para colocá-los no canil nem em associações".

O caso relatado pelo Diário de Aveiro demonstra o total fracasso das políticas PSD/CDS em assegurar funções básicas e obrigatórias da autarquia como é ter um centro de recolha e zelar pela saúde pública e pela sanidade e bem-estar animal. O Bloco de Esquerda exige que a Câmara Municipal cumpra as suas competências e que no imediato assegure, através de um protocolo com outra instituição, a capacidade de recolha de animais errantes, esterilização e encaminhamento para adoção. O Bloco quer ainda a construção de um canil municipal de forma rápida para dar cumprimento a este serviço público por parte da autarquia.

O canil municipal fechou em 2013 devido ao mau estado em que se encontrava, fruto da incúria do executivo PSD/CDS. Entretanto os animais recolhidos em Aveiro foram encaminhados para o canil de Ílhavo que tinha a política de abate. Atualmente e após 4 anos de maioria absoluta de Ribau Esteves, Aveiro não tem centro de recolha nem qualquer protocolo com qualquer outro centro ou associação. A Câmara vive uma situação de ilegalidade e de incumprimento do serviço público.