BE propõe anulação do processo para a concessão do serviço de autocarros da MoveAveiro

O Bloco de Esquerda propõe na Assembleia Municipal de Aveiro a anulação do processo para a concessão a privados do serviço de autocarros da MoveAveiro. Para o efeito, agendou o ponto 8 da sessão ordinária de abril: “Moção: Concessão do serviço de autocarros da MoveAveiro: anulação do concurso público e desistência do negócio”. O Bloco considera essencial derrotar mais este negócio de final de mandato do executivo PSD/CDS-PP e apresenta essa deliberação à Assembleia Municipal. O BE exorta a população a levantar-se contra mais este negócio contrário ao interesse público.

A moção apresentada pelo BE visa “a anulação do Concurso público para a “concessão de serviço público consubstanciada no desenvolvimento da actividade de exploração, manutenção, conservação e reparação da rede de transporte colectivo urbano/local de passageiros por autocarro no concelho de Aveiro”e ainda “a desistência do negócio de concessão do serviço de autocarros da MoveAveiro”.

O BE realça que “as quatro linhas com maior procura e mais rentáveis da MoveAveiro foram entregues, sem concurso público e sem qualquer contrapartida financeira, a uma empresa privada o que torna o concurso muito pouco transparente e coloca em situação diferencial um dos eventuais concorrentes”.

A moção considera que “a concessão retira decisões sobre mobilidade da esfera da democracia e do controlo da população” e que “compromete o património, o serviço público e as decisões democráticas para a próxima década”.

A proposta do Bloco de Esquerda nota ainda “a privatização ou concessão dos transportes públicos não serve o interesse público dado que os operadores privados recebem subvenções ou compensações por parte do Estado ou do Município ao mesmo tempo que os preços sobem e a necessária oferta é deteriorada, perdendo-se a estruturação em rede e afetando principalmente as rotas de zonas com menor densidade populações e a articulação de horários”.

AnexoTamanho
_amav_mocao_autocarros_moveaveiro.pdf111.84 KB