BE quer solução para UTMB e rejeita privatização da EGF

"Central de resíduos em Aveiro parece lixeira a céu aberto", diz RTP

O Bloco de Esquerda quer uma solução rápida para os problemas da Unidade de Tratamento Biológico e Mecânico (UTMB) de resíduos situada em Eirol. As populações não podem continuar expostas aos maus-cheiros e a saúde pública não pode continuar em risco. O Bloco alertou para os riscos da instalação desta unidade em Eirol e, infelizmente, confirmaram-se os piores receios com a UTMB a ser utilizada praticamente como lixeira a céu aberto.

O que se regista em Eirol e que afecta a população local e a população das freguesias vizinhas é o retrato vivo da gestão de um serviço público a caminho da privatização. Primeiro, o investimento público seguido do estrangulamento de custos de manutenção, ao mesmo tempo, atingir o máximo de desagrado da população para assim  privatizar mais facilmente a empresa e para permitir mais lucro privado.

Primeiro Élio Maia impôs a UTMB ao concelho de Aveiro, sem garantir a rotatividade territorial destes equipamentos, insistindo em castigar a população aveirense. De igual modo, não garantiu as contra-partidas necessárias à mitigação dos riscos. Agora, Ribau Esteves - nesta matéria como noutras - quer seguir-lhe as pisadas e defende a privatização da EGF (entidade pública que detém a maioria de capital da ERSUC).

O Bloco rejeita a privatização da EGF, assim como do Grupo Águas de Portugal. O Bloco defende a implementação imediata de medidas para garantir o bom funcionamento da UTMB e a eliminação do armazenamento de resíduos a céu aberto. O Bloco defende ainda uma gestão partilhada da UTMB. Uma unidade deste género não pode ser gerida apenas por gestores e técnicos. É necessário o envolvimento das populações potencialmente nas decisões que afectam a sua qualidade de vida. A privatização da EGF é apenas garantir que essas decisões ficam exclusivamente nas mãos do lucro privado.

Aveiro não preciso de um mau original e de uma má fotocópia. Aveiro precisa de uma alternativa.