Bloco faz viagem de autocarro Aveiro-Ílhavo

As candidaturas do Bloco de Esquerda de Aveiro e de Ílhavo fizeram uma viagem de autocarro entre os dois concelhos. O líder parlamentar Pedro Filipe Soares acompanhou a viagem. No regresso foram surpreendidos por um autocarro da UrbAveiro. De tarde, a candidatura irá ao encontro dos trabalhadores da MoveAveiro e à noite realiza uma sessão pública em Requeixo.

Nelson Peralta, candidato à Câmara Municipal de Aveiro, defendeu igual tratamento para Aveiro. “O Estado financia as empresas públicas de transporte de Lisboa e Porto e financia igualmente as empresas privadas de transportes. No entanto, o governo recusa tratar Aveiro de igual forma e a MoveAveiro não recebe esse financiamento. O Bloco já propôs na Assembleia Municipal e na Assembleia da República que a MoveAveiro recebesse indemnizações compensatórias. Mas Élio Maia, o PSD, o PS e o CDS rejeitaram a proposta. Seria um acto de justiça para Aveiro e de defesa do serviço público. Insistimos na proposta. Quem em Aveiro não defende Aveiro e os aveirenses certamente não merece o voto”.

“A autarquia entregou de borla as rotas mais rentáveis da MoveAveiro ficando com as rotas mais deficitárias. E pior, alterou essas rotas deficitárias. Antes uma viagem Cacia-Aveiro que durava 10 minutos dura agora 50 minutos. Agora vemos a empresa, que ficou com o dote, a usar os autocarros para outras rotas. Estão a destruir a MoveAveiro. É necessário defender os serviços públicos e a mobilidade em Aveiro. São necessárias novas soluções como a intermunicipalização”, defendeu Nelson Peralta.

Pedro Tavares, candidato à Câmara Municipal de Ílhavo, defendeu uma das propostas conjuntas das candidaturas. “É necessário um serviço intermunicipal de transportes públicos. Assim o serviço iria ao encontro das necessidades sociais ao mesmo tempo que aumentava a sua sustentabilidade. Os habitantes de todo o concelho de Ílhavo precisam de mais soluções de mobilidade e de mais transportes públicos. Os preços praticados pela multinacional que explora estas rotas é abusivo. 1,80 euros por poucos quilómetros. Precisamos de uma alternativa válida e que sirva as populações, não que as explore”.

Pedro Filipe Soares deixou a garantia que o Grupo Parlamentar irá apresentar novamente uma proposta para garantir indemnizações compensatórias para os transportes públicos em Aveiro.