Share |

Bloco faz viagem de Vouguinha

 

A candidatura do Bloco de Esquerda fez a viagem de Taipa, Requeixo, para Aveiro no comboio “Vouguinha”. Em contacto com os passageiros ficou evidente a importância da linha para as suas vidas e a necessidade de investimento e requalificação da linha do Vouga.

“As linhas de caminho-de-ferro foram essenciais para o desenvolvimento de Aveiro. E continuam a ser factor de desenvolvimento, de coesão territorial e garante de mobilidade. O Vouguinha tem mais de um século mas tem sido o parente pobre na mobilidade férrea em Aveiro. Desinvestimento, passagens de nível sem guarda, e esquecimento culminando em ameaças de extinção. É necessário reverter este rumo e dar nova vida a esta linha”, avaliou Nelson Peralta.

“Quando os horários foram adaptados às necessidades aumentou imenso o número de passageiros. Isso mostra bem a utilidade e a necessidade do Vouguinha. Isto mostra que quando as políticas de mobilidade vão ao encontro das pessoas, os transportes público se tornam estruturantes. É necessário requalificar a linha, reforçar a oferta. A linha é bastante importante para a mobilidade da população. É um transporte público, barato, sustentável, importante para o ambiente e para o ordenamento do território. Tem ainda um potencial turístico por desenvolver. Faz todo o sentido a aposta na Linha do Vouga”, considerou o candidato à Câmara Municipal.

Nelson Peralta e Gonçalo Gonçalves, candidato à Freguesia de Requeixo, deixaram garantias de que o Bloco de Esquerda se vai continuar a bater pela manutenção da linha e também pela sua requalificação.