Bloco publica manifesto da candidatura autárquica

FAZ A DIFERENÇA
Manifesto da candidatura autárquica do Bloco de Esquerda, Aveiro 2017
 

A democracia constrói-se com a participação e mobilização de todos e todas. Recusamos o modelo que concebe a democracia como apenas uma escolha feita de quatro em quatro anos. Só uma democracia plena poderá responder às necessidades sociais e construir a alternativa a 12 anos de governação PSD/CDS-PP em Aveiro.

Aveiro viveu os últimos anos em retrocesso: aprofundaram-se as desigualdades sociais e territoriais e degradaram-se as condições ecológicas. Ao longo destes 12 anos fomos perdendo qualidade de vida, o direito à habitação, os serviços públicos e transportes coletivos, o usufruto dos espaços públicos com qualidade e a política cultural definhou.

Recentemente, a direita – ora com o voto favorável, ora com a abstenção do PS – aprovou um Plano de Ajustamento Municipal que obriga à fixação da taxa máxima em todos os impostos, taxas e tarifas municipais durante os próximos 20 anos e várias outras medidas lesivas para a população. É necessária uma alternativa social para vencer este programa de austeridade para Aveiro.

Ficou demonstrado que o voto no Bloco de Esquerda faz a diferença para travar o ciclo de austeridade dos anos da Troika, para a recuperação de rendimentos, para o aumento do salário mínimo nacional, para o aumento das pensões, para as políticas sociais, no combate à precariedade e na garantia de trabalho com direitos.

Só com todos e todas é possível criar alternativas concretas, justas e credíveis que respondam às verdadeiras necessidades da população. É chegada a altura de nos mobilizarmos para fazer a diferença.

Esta candidatura convoca todos os cidadãos e cidadãs de Aveiro a participar na mudança que só será possível com a construção solidária de quem aqui vive, trabalha e/ou estuda.

Esta candidatura quer fazer a diferença: 

– No direito a um município inclusivo que não deixe ninguém para trás e que responda na erradicação da pobreza e às suas causas;

– Num município onde todos e todas tenham o direito à habitação e a bens essenciais como a água, saneamento, energia e recolha de resíduos;

– Num município acessível a todos e todas independentemente da freguesia onde vivem, garantindo a oferta universal de bens e serviços públicos, como a saúde, a educação, a cultura e os transportes;

– Num município de pleno emprego, de trabalho com direitos e de justiça social. Reivindicamos um município onde todos tenham o direito a viver com dignidade: dignidade social, económica e cultural;

– Num município com espaços públicos inclusivos, acessíveis, ecológicos e de qualidade, propiciadores de interação social, cultural, geracional e política, com reconhecimento das diferentes especificidades;

– Num município com políticas públicas de reabilitação urbana, que deem primazia à qualidade de vida dos seus cidadãos e cidadãs e que não cedam a interesses especulativos imobiliários;

– Num município que garanta o bem-estar animal;

– Num município de Liberdade plena porque uma sociedade sem direito a escolha não é verdadeiramente livre;

– No direito a um município participativo e participado: a democracia é um trabalho de todos os dias e essa transparência é essencial para derrotar a corrupção e o tráfico de influências.

Queremos fazer a diferença e formar uma comunidade com todos e com todas e que se juntem e participem na construção do programa eleitoral autárquico do Bloco. O concelho de Aveiro é feito de freguesias, bairros, ruas e das suas gentes. Gente que tem voz e que deve fazer-se ouvir! E que nós, Bloco de Esquerda, queremos ouvir. Criaremos e iremos a todos os espaços abertos ao debate para a construção do nosso programa eleitoral para cidadãos e cidadãs, associações, comissões de moradores e de utentes.

Na nossa visão da democracia, a construção de um programa eleitoral só faz sentido quando construído com a população, refletindo as suas necessidades e as suas vontades. Vem fazer a diferença.

Vem construir o futuro connosco. Faz a diferença.