
A candidatura do Bloco transformou hoje um lugar de estacionamento na Avenida Lourenço Peixinho num espaço verde com relva natural, árvores e bancos de jardim e convida toda a população a usufruir do novo espaço. O estacionamento para o Rossio, a mobilidade e o urbanismo tem sido os temas de conversa com os populares que estão a usar o jardim.
Para Nelson Peralta esta iniciativa mostra que “o Bloco tem uma ideia diferente para o urbanismo e para a mobilidade em Aveiro. A candidatura da direita quer transformar o Rossio num parque de estacionamento subterrâneo. Quer destruir uma zona de árvores e relva, o Bloco mostra que o espaço urbano pode ser diferente. Pode ser agradável e aberto às pessoas”.
“A entrega a privados dos transportes coletivos e a consequente redução drástica da oferta não só dificulta a vida das pessoas como também traz mais automóveis para o centro urbano. Isso reduz o espaço disponível para as pessoas. Constrói um concelho virado para o carro. São precisas políticas diferentes com transportes públicos e um espaço mais apto para a mobilidade suave.
Nelson Peralta afirma que “é também necessário dar prioridade à reabilitação urbana para que o espaço seja habitado e vivo e para garantir o direito à habitação. Não podemos ter milhares de casas vazias e mesmo degradada quando tantas pessoas precisam de casa a preço acessível. As casas devolutas são um prémio à especulação imobiliária e aumenta o preço da habitação”, defendeu o candidato à Câmara Municipal de Aveiro.
O candidato bloquista considera que “Ribau Esteves é um político do passado, completamente ultrapassado pelos tempos. Em Aveiro, as políticas da direita assentam no betão e na promoção do automóvel. Pioram a qualidade de vida. Representa também o tempo antigo da austeridade com impostos no máximo. Este é o momento de virar a página e o Bloco assume-se como a alternativa para os serviços públicos e para um espaço urbano para todos e todas”.