
Em iniciativa de campanha, a candidatura realizou hoje uma viagem no Vouguinha de Taipa a Aveiro. A falta de condições desta linha foi logo evidente quando o comboio das 7h39 não apareceu sem sequer aviso. Candidatos e população tiveram que esperar pelo das 8h37. Muitos populares abandonaram o apeadeiro, forçados a adoptar outras soluções de transporte. Vários passageiros denunciam que a situação é recorrente.
Nelson Peralta considera que "a linha do Vouga está ao abandono. É a linha mais lenta do país e a supressão de comboios é constante. Tem que haver uma aposta na sua requalificação, modernização e manutenção. É necessária a sua eletrificação, liga-la à linha do norte, a via estreita deve dar lugar à via larga e deve-se corrigir o traçado onde seja sinuoso."
Com a concessão dos transportes públicos em Aveiro algumas pessoas têm que recorrer ao Vouguinha, sendo o passe ainda mais caro. No entanto esta alternativa mostra não ter condições para servir as necessidades da população.
"Agora existe um comboio turístico caro nesta linha mas não se pode abandonar o serviço regular. Apesar das más condições, o alargamento de horários mostrou que a procura aumenta. Se as condições melhorarem esta pode ser uma solução efectiva de mobilidade para a população", defendeu o candidato à Câmara Municipal.
"A modernização da linha do Vouga é um imperativo por vários motivos. É essencial servir a população e retirar os carros do centro de várias freguesias como Eixo. O Bloco quer também ver uma via alternativa Aveiro-Águeda que possa proteger as populações destas freguesias ao desviar o trânsito. A Câmara Municipal de Aveiro continua sem fazer nada em relação a esta ligação rodoviária e para a melhoria da linha do Vouga", defendeu Nelson Peralta.
Gonçalo Gonçalves (Requeixo, N. Sr.ª de Fátima e Nariz) quer ver mais comboios que possam "servir a população e contribuir para o desenvolvimento da freguesia".