Share |

Comércio: “ampliação de centros comerciais é política para os grandes à custa dos pequenos”

A candidatura do Bloco esteve hoje em contacto com trabalhadores e clientes do comércio tradicional. Aveiro tem imensas grandes superfícies comerciais e agora um centro comercial vai ser ampliado. Recentemente abriu mais um supermercado de uma cadeia. Nelson Peralta considera esta proliferação mais um erro do PSD/CDS.

O candidato considerou que “mais centro comercial e mais grande superfície agrava a situação do comércio tradicional, aumenta o desemprego, promove a perda de direitos laborais e tira vida às ruas. Estas opções do executivo de direita constroem um concelho desigual, com oportunidade para os grandes e dificuldades para os pequenos”.

O gerente do centro comercial afirmou que o seu espaço passou a ser um sítio “onde as pessoas se encontram e passam tempo”. Esta visão dita ao lado de Ribau Esteves é o retrato do fracasso das políticas da direita para Aveiro. Para Nelson Peralta, “perderam-se espaços públicos, os jardins estão degradados, não há animação nas ruas, não há reabilitação urbana, o novo betão e o automóvel continuam prioridade. É necessário inverter este caminho, tornar o espaço público agradável e partilhado. É necessário uma Aveiro viva e vivida e não uma Aveiro de alcatifa”.

A liberalização dos horários das grandes superfícies é um factor de concorrência desleal para com o comércio local, mas também de agravamento das condições dos trabalhadores. “É a Câmara Municipal que define os horário. Mais uma vez cria uma situação de desigualdade que favorece os grandes contra os pequenos. É a marca de água da governação PSD/CDS, em Aveiro como foi no país”, defendeu o candidato do Bloco.

A candidatura do Bloco de Esquerda quer ainda medidas para promover o acesso dos produtores locais aos mercados e cantinas do concelho. “Aveiro tem várias freguesias com produção agrícola, mas estão abandonadas pela Câmara Municipal. É essencial que esses produtos possam abastecer as pessoas do município. É necessário que os mercados municipais e as cantinas se abram aos produtores, que tenham políticas de proximidade e de ciclos curtos de abastecimento. Assim melhoramos a economia, os rendimentos dos pequenos produtores e o ambiente”, defendeu Nelson Peralta.

O Bloco propõe ainda medidas que facilitem o acesso ao arrendamento de pequenas lojas como forma de tornar o espaço urbano mais vivo e de garantir que as lojas são acessíveis a camadas mais vastas da população.

Ribau Esteves apresentou a expansão do centro comercial. O Presidente da Câmara tem-se assumido como mestre de cerimónias de negócios privados. À falta de políticas sociais e de obra para mostrar, o Presidente cola-se a investimentos privados. O Bloco considera lamentável esta sua atuação.