Share |

Manifesto da candidatura autárquica do BE/Aveiro2013

Escolhe o futuro

 

Esta candidatura é um desafio. Convoca toda a sociedade, todas e todos os Aveirenses que queiram virar a página e ultrapassar as receitas do passado, que recusem o caminho da crise e da austeridade. Por uma comunidade com lugar para todas e todos, lançamos o desafio: toma o destino nas tuas mãos. Vamos ser a alternativa em Aveiro.

 

A democracia não se faz de quatro em quatro anos, constrói-se todos os dias. Apenas uma democracia plena e participativa combate a corrupção e o tráfico de influências. Apenas a força da democracia e das ideias cria soluções. Por isso lançamos o desafio de chamar todas e todos à luta e à construção social, reinventando e criando espaços e mecanismos para uma efetiva e consequente participação cidadã. A começar pela elaboração do programa eleitoral desta candidatura, aberto à participação e ao debate. Um programa que é o contrato inviolável com a população. Em Aveiro, a política tem vivido de costas voltadas para as pessoas. Em Aveiro, a porta da democracia está fechada há já demasiado tempo.

 

Os Aveirenses conheceram sucessivas promessas vazias e palavras ocas. As decisões foram muitas vezes injustificadas e não resolveram problemas: agravaram alguns e criaram outros. A narrativa tem sido sempre a mesma: nada se faz por causa do buraco financeiro do passado, mas assumem-se as dívidas da incompetência, privatiza-se o que é de todas e todos e destroem-se postos de trabalho. Ao mesmo tempo, fazem-se os negócios que cavam mais fundo esse buraco. Mas Aveiro não está condenada a escolher entre os escombros do passado. Chamamos todas e todos a construir uma alternativa para o presente e para o futuro. Quem não cumpre os mínimos jamais conseguirá os máximos e Aveiro e os Aveirenses merecem o máximo. Escolhe ter futuro.

 

Num momento de ataque da troika aos trabalhadores, aos desempregados e aos pensionistas, seremos uma candidatura que não se esconde, uma candidatura que reclama dignidade e futuro para todas e para todos. Quando nos dizem que o dia de amanhã terá que ser pior que o de hoje, escolhemos ter futuro. As escolhas locais não têm sido diferentes das nacionais; é necessário derrotar as políticas de austeridade e os autores da crise. Austeridade não é solução, é empobrecimento. Só quem não desiste das pessoas, as pode defender. Em Aveiro, milhares saíram à rua pela rejeição deste caminho. Essa é a força da mudança. Em Aveiro, cidadãs e cidadãos, ativistas, movimentos e associações fazem a cada dia a luta de todos os dias. É essa a força da transformação e da alternativa.

 

Pelo pleno emprego, digno e com direitos.

Pela erradicação da pobreza e pelo combate às suas raízes.

Pelo direito à saúde, à educação e por um verdadeiro serviço social.

Por serviços públicos de qualidade que respondam às necessidades e pela água pública.

Pela coesão social e territorial de Aveiro, por uma mobilidade estruturante.

Por uma política cultural de base, inclusiva e integradora.

Por um ambiente sustentável e um ordenamento do território livre das garras da especulação.

Pelo tratamento digno dos animais.

Por um futuro para todas e todos, pela vida de cada uma e de cada um.

 

O Bloco de Esquerda nunca ficou, nem ficará sem voz na defesa da população ou sem proposta. Não ignoramos a crise e as dificuldades, exigimos a mudança. Esse é o compromisso do governo da esquerda de confiança.

 

A Terra roda e não para. Aveiro não pode parar. A democracia constrói-se, o futuro também. Tu és a mudança.

 

Manifesto da candidatura autárquica do Bloco de Esquerda/Aveiro2013

AnexoTamanho
manifesto_escolhe_o_futuro.pdf63.78 KB