Share |

Primeira medida de Ribau Esteves: aumentar os impostos em Aveiro

A primeira decisão do recém-eleito Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, foi aumentar o IRS aos cidadãos do município. Ribau Esteves, enquanto candidato do PSD/CDS-PP, nunca disse que iria aumentar os impostos e os seus documentos de campanha também nunca o disseram. Ribau Esteves mostra ser mais um autarca que ignora a sua campanha e que viola o compromisso de confiança com as populações.

O Bloco de Esquerda manifesta-se contra mais este aumento do IRS para os cidadãos Aveirenses que pagam já um aumento de IRS de 30% decretado pelo governo PSD/CDS-PP. A autarquia de Aveiro devolvia 0,7% do IRS aos cidadãos, o que era claramente insuficiente. Agora, o novo executivo PSD/CDS-PP vai ainda mais longe na receita de austeridade e decide reter todo o valor do IRS e não proceder a qualquer devolução aos cidadãos. Note-se que as autarquias podem decidir devolver aos cidadãos entre 0 e 5% do IRS.

Ribau Esteves mostra-se perfeitamente alinhado com a política governamental, insistindo no aumento dos impostos sobre os rendimentos do trabalho. O autarca da coligação PSD/CDS-PP deixou ainda a porta aberta para aumentos de outros impostos no futuro.

O Bloco de Esquerda reafirma a alternativa. A carga fiscal desmesurada e o ataque aos rendimentos do trabalho são o retrato de políticas falhadas com impactos negativos na vida dos cidadãos e com efeito recessivo na economia.