
Gonçalo Gonçalves, professor, 39 anos, é o primeiro candidato do Bloco de Esquerda à Assembleia de Freguesia de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz.
Em 2009 escolheu Requeixo para morar, depois de viver alguns anos em vários pontos do país, por onde passou como docente contratado. Neste ano letivo de 2016/2017 exerceu funções como professor do 1.º ciclo no Centro Escolar de Santiago, do Agrupamento de Escolas de Aveiro.
A candidatura do Bloco de Esquerda à Assembleia de Freguesia de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz é protagonizada por um conjunto de cidadãos que, de forma organizada, se insurgiram contra as alterações que foram postas em prática com a privatização dos transportes públicos. Lutam pela melhoria das condições de vida dos habitantes da freguesia, que foram obrigados a alterar as suas rotinas, não só devido às alterações das linhas/horários e das paragens do autocarros, mas também pelo elevado custo dos títulos da AveiroBus, deixando a população refém do transporte privado ou da bondade dos vizinhos.
Esta lista é constituída por pessoas integradas na freguesia que participam nas atividades organizadas pelas várias associações culturais/desportivas e pelas paróquias. Com a sua candidatura querem dar voz aos cidadãos e reclamar uma melhor gestão da freguesia e uma representação mais ativa nos órgãos municipais.
“Apesar de se oporem à unificação das três antigas freguesias, os candidatos consideram fundamental unir esforços para lutar pelo fim das desigualdades na freguesia e no concelho.”
“Nos últimos vinte anos, a freguesia perdeu metade dos seus habitantes. Perdeu também algumas escolas e alguns serviços públicos e com o aumento do trânsito na EN 235, a falta de passeios e de bermas colocou em risco a segurança dos transeuntes. Para os candidatos é importante garantir qualidade de vida e segurança rodoviária aos munícipes.”
“A promoção da freguesia deve ser alavancada pela riqueza ambiental. Mas, para que isso seja possível, é urgente resolver o problema ambiental criado pela ERSUC e eliminar/controlar as espécies invasoras que existem na Lagoa da Pateira e na floresta. Só assim é que será possível criar condições para o desenvolvimento das população e para a valorização do património ambiental e cultural.”
“Para os candidatos, a resposta social às populações tem sido insuficiente. Por ser uma freguesia envelhecida, muitos habitantes vivem com uma parca pensão, o que os deixa numa situação vulnerável. Por isso, é importante criar planos de apoio às famílias mais necessitadas.”
“E para combater o envelhecimento da população é urgente criar as condições de permanência dos jovens na freguesia. Para isso, os candidatos comprometem-se a priorizar a saúde, a educação, os transportes públicos, a segurança rodoviária e o desenvolvimento ambiental e cultural.”