Share |

"Ribau Esteves destruiu mais um serviço público em aveiro: o canil"

O Bloco de Esquerda visitou hoje os abrigos da "AMA. AMigos do Abrigo da Quintã do Loureiro" e "AFECTU - Associação de Felinos e Caninos Todos Unidos" e verificou as suas necessidades e o serviço que providenciam. A autarquia está em incumprimento legal por não ter serviço municipal de canil.

Nelson Peralta recordou que "Ribau Esteves destruiu mais um serviço público em Aveiro: o canil. Após ser eleito foi fechado o canil de Aveiro e os animais encaminhados para Ílhavo. Aí, em quatro anos, foram abatidos 1.088 animais. Era um canil de abate, uma situação inaceitável. Agora Ílhavo deixou de aceitar animais de Aveiro devido à nova lei que proíbe o abate e não existe qualquer solução ou qualquer serviço".

"A Câmara Municipal de Aveiro está numa situação de ilegalidade. Não cumpre o serviço público a que está obrigada. Não há canil nem qualquer protocolo com outra instituição. Ao fim de 12 anos de maioria absoluta PSD/CDS este é o resultado: mais um serviço público destruído", considerou o candidato bloquista.

A candidatura do Bloco quer ver a autarquia a apoiar estas associações, nomeadamente na ligação à rede de água, saneamento e eletricidade. Estas associações nunca foram apoiadas pela autarquia.

João Moniz (Esgueira) criticou a Junta de Freguesia por ignorar a associação local. "É necessário uma política de apoio que não existe. Estamos perante um trabalho importante para a sanidade animal e para a saúde pública ", defendeu.

Nelson Peralta adiantou que a candidatura quer "a construção de um canil municipal, de proximidade, com políticas de esterilização e que promova a adopção. É não só um serviço público obrigatório mas também uma política pública essencial". Pretende ainda "campanhas CED (Captura, Esterilização e Devolução) e programas de formação, sensibilização e a inclusão da temática animal na comunidade educativa".