
Rui Oliveira, mandatário da candidatura autárquica do Bloco de Esquerda em Aveiro
Rui Oliveira. 39 anos. Músico. Licenciado em Filosofia.
Nasceu em Aveiro em 1974. Em 1995 concluiu o curso de Filosofia na Universidade de Coimbra, realizando o estágio pedagógico em Oliveira do Bairro. Sempre conciliou o percurso académico com o desporto de alto nível e cultiva os princípios da ética desportiva em geral e do desporto coletivo em particular.
É atleta desde os 10 anos, tendo praticado vários desportos federados na infância e adolescência: atletismo, basquete, natação e andebol. No caso do andebol, foi Campeão Europeu sub 18 e jogador profissional no Centro Desportivo de São Bernardo até o ano 2000. Mantém a prática desportiva como jogador e coordenador da Equipa de Veteranos de Andebol de Aveiro e surfando nas ondas da Barra.
Terminado o percurso académico e a carreira de jogador de andebol fez a primeira de muitas viagens, trabalhando como músico, cantando e tocando guitarra percorrendo vários países europeus. Viajando sozinho, sempre procurou interagir com os músicos locais, desenvolvendo o gosto pela comunicação e improvisação musical ao vivo. Desde então tem produzido espetáculos ao vivo e participado como cantor e instrumentista em outros projetos artísticos. Canta no Coral Polifónico de Aveiro, Coral Voz Nua e colabora com várias Associações Culturais e Sociais do Distrito.
No início deste ano aderiu ao Bloco de Esquerda acreditando que no âmbito da atividade partidária pode trabalhar em equipa e assim contribuir para a comunidade em que está inserido.
Rui Oliveira, que se desloca diariamente de bicicleta em Aveiro, considera que "no momento que atravessamos são necessários novos intervenientes na política local e a inclusão de todos os cidadãos nas decisões que dizem respeito á vida em comunidade. Mais do que as "grandes obras" é necessária uma nova dinâmica de participação e inclusão."