Virgínia Matos candidata a Glória e Vera Cruz

Virgínia Matos

Virgínia Matos, 35 anos, Assistente Técnica, é a primeira candidata do Bloco de Esquerda à Assembleia de Freguesia da União de freguesias de Glória e Vera Cruz.

Licenciada em Ensino de Inglês e Alemão pela Universidade de Aveiro, onde se encontra a concluir o Mestrado em Línguas e Relações Empresariais, trabalha desde 2005 como Assistente Técnica no Centro de Saúde de Aveiro, encontrando-se desde 2008 na USF Santa Joana.

É eleita do Bloco de Esquerda na Assembleia de Freguesia de Vera Cruz desde 2009. Nos últimos quatro anos assumiu também o lugar de deputada municipal, em regime de rotação, por diversas ocasiões. Simpatizante desde formação do Bloco de Esquerda, aderiu em 2008 e foi a coordenadora da Comissão Coordenadora Concelhia de Aveiro do Bloco de Esquerda entre 2010 e 2012.

Virginia Matos considera que “o papel dos cidadãos no processo democrático não se esgota no acto eleitoral” e por isso a candidatura do Bloco de Esquerda “pretende aproximar os cidadãos e as cidadãs das decisões políticas”. Políticas de combate à pobreza e à exclusão, a mobilidade e o urbanismo – com a criação de vários espaços públicos de lazer e desporto -, e o desenvolvimento cultural são algumas das prioridades da candidatura.

Nos últimos quatro anos, o Bloco de Esquerda - com um eleito na AF da Glória e uma eleita na AF de Vera Cruz - tem-se batido pela transparências e contra o mau uso de dinheiro públicos. Tem ainda assumido uma vocação propositiva no combate à pobreza, na justiça fiscal e na qualidade de vida dos aveirenses. Nestes quatro anos, as duas Juntas de Freguesia foram incapazes de responder à crise social, pelo que agregação é uma decisão que agravará o risco dessa incapacidade. Deste modo, a eleição de representantes e governantes comprometidos com a luta social assume uma importância fulcral para a resposta à crise e aos seus efeitos.