Cineclube de Aveiro afastado do Teatro Aveirense

O Cineclube de Aveiro, através de comunicado enviado hoje, fez saber que a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) decidiu de forma unilateral afastar o Cineclube e a sua atividade do Teatro Aveirense. O Cineclube faz ainda notar que as suas projeções estavam suspensas devido à falta de verbas, uma vez que o Teatro Aveirense reteve indevidamente as receitas de bilheteira do Cineclube. O Cineclube obteve esta informação através do Instituto do Cinema e do Audiovisual e não da CMA.

O Bloco de Esquerda considera inaceitável a decisão do executivo PSD/CDS-PP e considera-a um ataque ao associativismo e às forças vivas de Aveiro. Pelas decisões da direita aveirense, verbas do Cineclube estão indevidamente retidas, o Cineclube fica sem espaço apesar do protocolo existente e vê-se impedido de recorrer a fundos do ICA. Este caso vem juntar-se aos vários incumprimentos da CMA para com as associações culturais do concelho.

O BE recorda que, apesar de não existir qualquer deliberação ou sequer discussão da Assembleia Municipal sobre o assunto, a AveiroExpo está já na prática a gerir o Teatro Aveirense. Na cultura, ao longo de sete anos, o executivo de Élio Maia promoveu a claustrofobia cultural, destruiu aquilo por que muitos aveirenses lutam e se esforçam para construir. A direita está a rasgar o tecido cultural aveirense para dar lugar a uma mera empresa de eventos. A política cultural em Aveiro não pode ser um simples calendário de datas, é essencial que envolva, valorize e promova as forças vivas do concelho.

O BE vai entregar um requerimento à Câmara Municipal de Aveiro solicitando a lista de receitas de bilheteira retidas pelo universo municipal e as razões dessa retenção.