Face às constantes informações que dão conta da intenção da Câmara Municipal de Aveiro de procurar desafectar a Escola Homem Cristo e usar o edifício para aí instalar serviços municipais, o Bloco de Esquerda questionou o Ministério da Educação. A resposta é clara. O edifício manter-se-à como escola e não decorrem quaisquer negociações para a sua desafectação.
O Ministério da Educação respondeu que "não perspectiva o fim do serviço educativo na Escola Secundária Homem Cristo, sita na cidade de Aveiro, nem estão em curso quaisquer tipo de negociações, ou contacto de outra natureza, com qualquer entidade, visando a reafectação dessa infraestrutura escolar a outro fim".
O Bloco de Esquerda espera que esta informação acabe com a instabilidade que a autarquia tem mantido publicamente em relação à Escola Homem Cristo.
A Escola Homem Cristo, em Aveiro, foi inaugurada a 15 de fevereiro de 1860. Trata-se do primeiro edifício construído em Portugal destinado a ser uma escola do ensino secundário. Este ano letivo a escola albergou 610 alunos em 21 turmas, mais 117 alunos do que no ano letivo anterior.
Pergunta do Bloco de Esquerda: [link]
Resposta do Ministério da Educação: [link]