Hematologia: Bloco exige investimento no hospital de Aveiro

Hospital de Aveiro: soube-se hoje que doentes em perigo de vida, nomeadamente com cancro do sangue, esperam em média 658 dias por uma consulta de Hematologia, quando o prazo para começar o tratamento deveria ser de uma semana. Bloco exige resposta imediata e estrutural.

Esta situação mostra mais uma vez os efeitos dos cortes no Sistema Nacional de Saúde que comprometem a sua resposta e o serviço público. Perante a gravidade da situação, o governo anuncia apenas que os doentes serão transferidos para o Hospital de Coimbra. Trata-se de mais um ataque ao SNS, ao hospital de Aveiro e à população da região de Aveiro. O governo PSD/CDS-PP pretende tornar permanente a incapacidade de resposta e a inexistência de serviços no Hospital de Aveiro. O Bloco de Esquerda recusa este caminho e defende, para além de medidas conjunturais necessárias à gravidade da situação, sejam adotadas medidas estruturais como a qualificação do Hospital de Aveiro com estas e outras valências, de forma a dar resposta adequada à população.

O Bloco de Esquerda defende o investimento no SNS e no Hospital de Aveiro. Não se pode desistir de um serviço público essencial e que permitiu ao país ter dos melhores indicadores de saúde pública do mundo. Não se desiste de uma ampla região do país. O Bloco de Esquerda considera esta situação inadmissível e exige a sua imediata resolução dotando o Hospital de Aveiro com os meios e os recursos humanos e financeiros necessários para dar resposta às necessidades destes doentes em concreto e da população da região.