A proposta do Bloco de Esquerda relativa ao pórtico do estádio foi aprovada. O projeto de resolução do PSD e CDS-PP não tinha a coragem para propor a remoção do pórtico. O Bloco de Esquerda abriu caminho e, com a clareza necessária e na defesa das populações, conseguiu a aprovação inequívoca por parte da Assembleia da República para a remoção do pórtico do estádio.
Votaram a favor do ponto 1 (remoção do pórtico do estádio) os deputados do BE, PCP, PSD, CDS-PP e apenas 3 deputados do PS. A bancada do PS votou contra. O BE espera agora que o governo cumpra, o quanto antes, a resolução aprovada pela Assembleia da República.
Na sua intervenção, o deputado Pedro Filipe Soares aludiu à irracionalidade da cobrança de portagens, em particular nesse local essencial à mobilidade urbana e que ataca a economia da região. Referiu-se ainda à sobrecarga do trânsito na EN109 provocada pelas portagens na A25 e A29, e os problemas que provoca para a população local sujeita a desgaste ambiental.
A introdução de portagens nas ex-scuts teve como consequência mais custos para as contas públicas, assim como novos custos para as populações. A escolha é entre o interesse público e os privilégios das concessionárias. O BE está ao lado das populações e defende a remoção das portagens em todas estas auto-estradas e lamenta que PSD, PS e CDS-PP se mantenham agarrados a um negócio absolutamente ruinoso para o Estado.
Intervenção inicial de Pedro Filipe Soares: ver abaixo.
Segunda intervenção de Pedro Filipe Soares: http://youtu.be/uo-DOXSmpG4