Share |

Autocarros: BE contra mau negócio de concessão da MoveAveiro

Foi hoje publicado em Diário da República um outro concurso público promovido pela MoveAveiro para a "concessão de serviço público consubstanciada no desenvolvimento da actividade de exploração, manutenção, conservação e reparação da rede de transporte colectivo urbano/local de passageiros por autocarro no concelho de Aveiro".

O Bloco de Esquerda opõe-se à privatização da empresa de transportes públicos MoveAveiro e do seu serviço de autocarros. O BE considera que os transportes públicos são um fator essencial à qualidade de vida dos aveirenses, à boa mobilidade e urbanismo, bem como para a centralidade e afirmação de uma capital de distrito.

O BE recorda que, no devido tempo, apresentou uma proposta de remunicipalização da MoveAveiro, uma proposta certa no tempo certo. PSD e CDS-PP, com a abstenção do PS, recusaram esse caminho sem que tenham apresentado qualquer solução, tendo insistido na má gestão como caminho.

Em final de mandato, a coligação PSD/CDS-PP tem gerido a autarquia como estando em liquidação total, garantindo os saldos finais a privados. O PSD e CDS-PP em Aveiro têm praticado a ideologia do mau negócio. Primeiro desvalorizaram a MoveAveiro através de uma péssima gestão e da entrega gratuita, e sem concurso público, das linhas mais rentáveis. Agora, procuram concessionar a parte menos rentável. Mesmo que o objetivo da direita fosse a concessão dos transportes públicos, impõe-se questionar porque entregaram a parte mais rentável gratuitamente e, apenas depois disso, tentam receber uma renda pela parte mais deficitária. A condução do processo pelo PSD/CDS-PP não só é errada e contrária ao interesse público, como é a forma que garante menos receitas à autarquia.
 
Recordamos ainda que, no final do ano passado, a Transdev anunciou que apenas concorreria a concessões de transportes públicos se o Estado compensasse a empresa com “subvenções ou compensações de serviço público”. Fica assim demonstrado que o dinheiro público servirá para alimentar e aumentar os lucros da empresa privada após a concessão.
 
Esta nova decisão do PSD e CDS-PP mostra a urgência de derrotar o negócio, mas também de derrotar a direita em Aveiro e de criar uma alternativa de esquerda ao serviço da população.